Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares

Ortodontia e Ortopedia

A Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Os aparelhos ortodônticos corrigem dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente e são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração ou à doença periodontal.

Apenas os profissionais podem determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico, com base em alguns instrumentos de diagnóstico (histórico médico e dentário, exame clínico, modelos de gesso de seus dentes, fotografias, radiografias especiais,...). Porém se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Sobremordida

Algumas vezes chamada por "dentes salientes" - acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.

Mordida cruzada anterior

Gera uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Mordida Cruzada

Ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida aberta

Existe espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Diastema

Presença de falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Apinhamento

Quando existem dentes demais a serem acomodados a uma arcada dentária pequena.

Diversos tipos de aparelhos ortodônticos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares.

A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Atualmente, a odontologia se preocupa com a estética do paciente até durante os tratamentos, por isso, possuímos aparelhos estéticos, que ficam menos evidentes nos dentes das pessoas.