Odontologia Estética

Odontologia Estética

Muitas possibilidades de tratamento, um objetivo: um belo sorriso!

Atualmente a odontologia aliou em seus tratamentos, além do benefício de resolver e tratar os problemas bucais, o benefício da estética, ou seja, a estética odontológica passou a ser uma área que exige do profissional não só habilidade manual, mas também comprometimento com as expectativas estéticas do paciente.

As técnicas e materiais atuais permitem ao profissional de odontologia estética, modificar os dentes em seus formatos, cores, posicionamentos e até mesmo substituí-los quando os mesmos foram perdidos, mantendo ou devolvendo para as pessoas a harmonia do sorriso com uma aparência natural.

Veja agora alguns procedimentos da Odontologia Estética:

Clareamento Dental - Caseiro

Sob a orientação do dentista, o próprio paciente aplica um gel clareador através de uma moldeira confeccionada pelo profissional, por 8 horas diárias durante 15 dias.

Clareamento Dental - Laser

Neste caso o clareamento é realizado no consultório do dentista, constituindo-se em uma excelente opção para pacientes que desejam complementar o tratamento realizado em casa.

A durabilidade média do clareamento varia entre 1 e 2 anos, sendo fortemente influenciada por fatores relacionados aos hábitos alimentares (café, chá, beterraba, vinho tinto, refrigerantes etc.) e higiene bucal do paciente. Todavia, é possível que se faça uma manutenção, a cada seis meses, de forma a preservar os resultados do clareamento.

Antes e Depois
Nem todos os dentes podem ser clareados

Nem todos os dentes podem ser clareados, apesar de o clareamento conter poucas contra- indicações há casos onde não se recomenda sua aplicação. Por exemplo, podemos citar os pacientes fumantes ou dentes que já contem grande quantidade de resina, onde o tratamento não será eficaz.

Restaurações e facetas estéticas em resina ou porcelana

Restaurações e facetas estéticas

São inúmeras as reclamações das pessoas em relação à aparência de seus dentes, tanto para aquelas causadas por doenças ou má formações (dentes tortos, formatos “estranho”, etc), como também por efeitos estéticos ruins causados por tratamentos odontológicos (restaurações escuras feitas de amálgama ou ligas metálicas, restaurações antigas e manchadas, faixa escura na gengiva em próteses antigas, etc).

A tecnologia de desenvolvimento de novos materiais proporciona a substituição de restaurações metálicas por restaurações estéticas em resina ou porcelana. Próteses e coroas podem ser atualmente confeccionadas em porcelana sem a presença de metais deixando um aspecto mais natural nos dentes e conseqüentemente no sorriso, sem que outras pessoas percebam.

As facetas laminadas em porcelanas são técnicas estéticas onde, através de um pequeno desgaste na estrutura dental, coloca-se uma “capa” de porcelana para alterar o formato e alinhar os dentes, alterar a coloração dos dentes deixando um sorriso mais harmônico. Todo tratamento estético pode estar associando á técnicas de clareamento dos dentes para melhorar a colocação dos dentes melhorando o resultado final.

Antes e Depois
Restaurações e facetas estéticas

A vantagem da porcelana está na semelhança com o dente natural, manutenção da cor prolongada, manutenção do brilho e resistência.